Redação

Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, diálogo e entrevista. É importante que não se confunda tipo textual com gênero textual. Ver também tipos textuais.

Tipos

Explicação

O objetivo do texto é passar conhecimento para o leitor. Nesse tipo textual, não se faz a defesa de uma ideia. Exemplos de textos explicativos são os encontrados em manuais de instruções.

Informativo

Texto informativo tem a função de informar o leitor a respeito de algo ou alguém, é o texto de uma notícia de jornal, de revista, folhetos informativos, propagandas. Uso da função referencial da linguagem, 3ª pessoa do singular. 3ª pessoal do plural.

Descrição

Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos.

Narração

Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou a Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.

Dissertação

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

Exposição

Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica, avalia, reflete. (analisa ideias).
  1. Estrutura básica:
  2. Ideia principal;
  3. Desenvolvimento;
  4. Conclusão.
Uso de linguagem clara. Ex: ensaios, artigos cientificos, exposições, etc.

Injunção

Indica como realizar uma ação. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Há também o uso do futuro do presente. Ex: Receita de um bolo e manuais.

Diálogo

Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas. O diálogo é um processo comunicativo no qual dois ou mais parceiros se revezam usando a palavra. As duas qualidades mais importantes do diálogo são a sucessão e a hierarquia. Sucessão, porque não há troca de turnos da fala e da hierarquia, porque cada um depende da intervenção anterior. Em um diálogo, os parceiros estão interessados no intercâmbio de informação estar correta. Freqüentemente usado à função fática da linguagem, função expressiva, o transmissor mostrou a sua subjetividade, e como cada parte procura chamar a atenção de apelação para o outro e influenciar seu comportamento. • Características • Caminho de retorno. Para que haja diálogo, o transmissor eo receptores ou receptores têm que trocar os papéis alternadamente. Se a comunicação é unidirecional, ocorre porque o receptor compreende a mensagem, digerir, mas não há diálogo. • Tensão diálogo l. O diálogo é iniciado e mantido através de uma tensão dialógica, ou seja, a motivação que leva dois ou mais parceiros para estabelecer um intercâmbio comunicativo. Se há, não há comunicação. A tensão define a estrutura do diálogo como segue: - Ligação de Energia. Para iniciar um diálogo entre os dois partidos devem ter um ponto de partida que permitirá que este contato. - Tensão informativa. Manter a conversa e chega a esta descoberta. -. Silence Isso significa o fim do diálogo. • Coerência. Na caixa de diálogo, todas as intervenções devem ser coerentes. Cada peça de informação deve ser ligada ao anterior. • classe de diálogo • estilo direto. Transcritas as palavras de cada parceiro de uma forma literal. É o estilo usado nos textos teatrais. O estilo direto, dentro da narrativa pode ser representado de formas diferentes. As intervenções mais freqüentes introduzidas por travessões. • estilo indireto. Um narrador transcreve as intervenções pessoais por orações subordinadas introduzidas pela conjunção. • A linguagem do diálogo • recursos lexicais. Destaques dos verbos lexicais é o uso da linguagem e de pensamento para apresentar as actividades das personagens. • características morfológicas. A característica mais proeminente é a utilização do indicativo. Os tempos verbais mais comuns são o presente, o pretérito perfeito eo presente, todos os indicativos. • Recursos sintáticos. Os principais são: - Prevalência de interrogativas e exclamativas frases, interjeições e vocativo. - Uma linguagem mais espontânea. Muitas vezes, as frases são deixadas inacabadas ou alterar a ordem lógica dos elementos destas, porque a linguagem utilizada no diálogo. • características textuais. As características mais importantes no diálogo textual estão todas relacionadas com a coesão do texto: repetição lexical usa de pronomes e outros processos dêiticos, anafórico e cataphoric e utilização de conectores de discurso. http://pt.wikiteka.com/documento/221819-dialogo/

[editar] Entrevista

Entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado), na qual perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado. Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir a matéria. Além das informações, a pauta sugere o enfoque a ser trabalhado assim como as fontes a serem entrevistadas. Antes da entrevista o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes. O repórter também deve ser perspicaz para perceber se o entrevistado mente ou manipula dados nas suas respostas, facto que costuma acontecer principalmente com as fontes oficiais do tema. Por exemplo, quando o repórter vai entrevistar o presidente de uma instituição pública sobre um problema que está a afectar o fornecimento de serviços à população, ele tende a evitar as perguntas e a querer reverter à resposta para o que considera positivo na instituição. É importante que o repórter seja insistente. O entrevistador deve conquistar a confiança do entrevistado, mas não tentar dominá-lo, nem ser por ele dominado. Caso contrário, acabará induzindo as respostas ou perdendo a objetividade.
As entrevistas apresentam com frequência alguns sinais de pontuação como o ponto de interrogação, o travessão, aspas, reticências, parêntese e às vezes colchetes, que servem para dar ao leitor maior informações que ele supostamente desconhece. O título da entrevista é um enunciado curto que chama a atençao do leitor e resume a ideia básica da entrevista. Pode estar todo em letra maiúscula e recebe maior destaque da página. Na maioria dos casos, apenas as preposições ficam com a letra minúscula. O subtítulo introduz o objetivo principal da entrevista e não vem seguido de ponto final. É um pequeno texto e vem em destaque também. A fotografia do entrevistado aparece normalmente na primeira página da entrevista e pode estar acompanhada por uma frase dita por ele. As frases importantes ditas pelo entrevistado e que aparecem em destaque nas outras páginas da entrevista são chamadas de "olho".