segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sintaxe

O que mais cai, do assunto de português, é exatamente a analise sintatica, que sempre tem umas três questões sobre, sempre usando como exemplo frases citadas no texto inicial.
 A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível. À inobservância das regras de sintaxe chama-se solecismo.
Na linguística, a sintaxe é o ramo que estuda os processos generativos ou combinatórios das frases das línguas naturais, tendo em vista especificar a sua estrutura interna e funcionamento. O termo "sintaxe" também é usado para referir o estudo das regras que regem o comportamento de sistemas matemáticos, como a lógica, e as linguagens de programação de computadores.
A sintaxe é importante, pois a unidade falada é a oração, não a palavra ou o som. Em termos práticos, o falanta fala e o ouvinte ouve orações. Salvo o caso quando uma única palavra é portadora de sentido completo.
Funções sintáticas
Há várias funções sintáticas. Algumas delas podem ser vistas abaixo:
Sintaxe de período simples:
Sintaxe de período composto:
Basicamente, em qualquer linguagem, as funções básicas são o sujeito e o predicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário